quinta-feira, 17 de outubro de 2019

METODOLOGIA DE ENSINO DO FUTEBOL DE TRAVINHA(GOLZINHO) DA BRINCADEIRA À MODALIDADE ESPORTIVA E SUA DIMENSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E COMUNIDADE BAIANA.


METODOLOGIA DE ENSINO DO FUTEBOL DE TRAVINHA(GOLZINHO) DA BRINCADEIRA À MODALIDADE ESPORTIVA E SUA DIMENSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E COMUNIDADE BAIANA.

Autor: Claudio Jose Ribeiro

Prof. Orientador: Cristiane Oliveira Rios

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso (LEF 0110) – Estágio III
25/10/2018


 

 

RESUMO
Este trabalho aborda a vivência do acadêmico Claudio Jose Ribeiro aluno da Uniasselvi do curso de Educação Física- Licenciatura no estágio curricular III. Veremos a intervenção nas aulas, os métodos utilizados e a caracterização do local de trabalho entre outros aspectos.
Palavras-chave: Metodologia, Futebol de Travinha, Dimensão.

 1. INTRODUÇÃO
    
O presente trabalho se caracteriza como um relato de experiência a partir de um estágio curricular baseado em Prática Profissional, intitulado de Estágio Curricular III do curso de licenciatura em Educação Física da Uniasselvi, promovendo maior assimilação e vivencia ao graduando quanto ao seu campo de atuação, a escola. 
Neste contexto, este estudo tem como objetivo avaliar por meio da observação e regência o olhar do professor do Nível Médio, acerca da realidade educacional no qual ele está inserido, levando em consideração seus conhecimentos sobre a Metodologia de Ensino do Futebol de Travinha (Golzinho) da Brincadeira à Modalidade Esportiva e sua Dimensão Na Educação Física Escolar assim com o processo de ensino/aprendizagem na escola e sua contribuição reflexos na comunidade e da comunidade para a escola.
 Observar e expor as relações entre o papel do Ensino do futebol de travinha e sua pratica na Educação Física Escolar e sua Dimensão Social e Cultural na escola e comunidade, analisar e expor histórico da brincadeira e jogo oficializado esporte para garantir o desenvolvimento do conhecimento das regras e organismo oficiais a nível nacional e no estado da Bahia, assim como competências e habilidades básicas comuns aos educandos no aprendizado e pratica da modalidade.
O esporte consegue contagiar mudar vivencias e formar cidadãos, o esporte alcança dimensões inimagináveis, envolve cultura o lazer move as questões sociais e o futebol de travinha não fica alheio a esta dimensão ao observar o PPP (Plano Pòlitico Pedagogico) do Colégio Estadual Edith Mendes da Gama e Abreu observamos as problemáticas enfrentadas pelo colégio por conta de estar situada à Rua Conego Cupertino de Lacerda Bairro Capuchinhos Feira de Santana Ba, localizado em uma comunidade com suas carências, uma comunidade escolar media com turno diurno integral com grandes desafios a serem transpostos tanto de ordem estrutural, social, cultural e educacional onde é necessário ações, planejamentos de aulas ousadas com envolvimento social, cultural e de lazer e sempre que possível a participação incondicional da comunidade local a qual a escola está inserida, há uma preocupação do corpo docente no empenho e planejamento para promoção de aulas dinâmicas e atrativas, com projetos inclusivos, assim como organização e participação de  eventos diversos e eventos propostos por demais organismos, visualizamos o esporte, o social, a cultura o lazer sempre com propostas inclusivas, a educação física aliada ao esporte sempre presentes e com suas metodologias bem definidas, o colégio participa e organiza ações culturais sociais e esportivas,  a pratica de esporte, baleado, futsal, futebol de travinha, presentes na vivencia escolar inclusive com equipe campeã de torneio demonstrativo de futebol de travinha promovido pela FBFT(Federação Baiana de Futebol de Travinha) no municipio de Antonio Cardoso Ba por isso trabalhamos a área de concentração Metodologia de Ensino do Futebol de Travinha e Sua Dimensão na Educação Física Escolar, importante frisar a inclusão de PNE nas atividades mesmo com as dificuldades encontradas na estrutura física escolar mais os alunos com necessidades especiais participam das atividades físicas e esportivas, fazendo parte da dimensão social que a metodologia do esporte traz na educação física escolar, alcançando a todos sem distinção alguma.

1.1  Da Fundamentação Teórica
 Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), a Educação Física pode sistematizar situações de ensino e aprendizagem que garantam aos alunos o acesso a conhecimentos práticos e conceituais. Buscando compreender o ser humano desde suas origens, pois a Educação Física na Escola oportuniza todos os alunos para que desenvolvam suas potencialidades e conhecimentos de forma interdisciplinar dos saberes contidos nas aulas de educação física e neste contexto a metodologia de ensino do futebol de Travinha (golzinho) esteve presente como jogos e brincadeiras e pode continuar  inserido neste contexto como esporte através do ensino-aprendizado de sua historia, regras entidades reguladoras e organizadoras da modalidade no Brasil em especial no estado da Bahia.
            


1.1 Vivencia do estagio
Foram observadas aulas e feitas intervenções em Duas turmas do 1º e 2º ano do ensino Médio com aulas dinâmicas e torneio, a interação com professores. Funcionários, alunos, o contato conhecimento da estrutura e condições vividas pelo professor no dia a dia escolar, sua realidade quanto a pratica, muito importante para formação profissional, ao manter contato com a professora de educação física tomamos conhecimento do seu conteúdo e apresentamos o nosso projeto com os planos de aulas as quais nos deixou muito a vontade, tendo em vista ela estar com desenvolvimento de aulas práticas de baleado e futsal preparando equipes para participação no JERP e futebol de travinha(golzinho) como ludicidade sendo esta uma atividade costumeira entre os alunos em especial no intervalo em momentos vagos, para a professora foi uma novidade quando mostramos o plano de aula mostrando o futebol de travinha como esporte com confederação e a federação baiana com regras especificas e que alguns dos alunos haviam participado de torneio demonstrativo no Munícipio de Antônio Cardoso sagrando-se campeão do torneio que a professora não havia participado pois não lecionava na época na escola, observamos suas aulas praticas sentimos sua dificuldade na questão de materiais embora a estrutura da quadra espaço físico do colégio sejam muito bom mais há uma precariedade muito grande nos materiais o qual a criatividade dinamismo desta professora fala mais alto na metodologia das estratégias de jogo e trabalho das potencialidades individuais através dos trabalhos básicos de fundamentos das modalidades, despertando nos alunos um espirito disciplinado, cooperativo, competitivo importante para o desenvolvimento corporal e intelectual, nas nossas intervenções cumprimos o plano de aula com base no livro de regras da CBFT e Estatuto da FBFT, e nas aulas conjuntas as turmas de 1º e 2º ano unidas falamos um breve histórico ensinamos um básico das regras, discutimos a formula de um torneio e colocamos em pratica o torneio com quatro equipes duas de cada turma de forma inclusiva pois as meninas participaram subdivididas quantidades de meninos e meninas nas equipes com a participação quase que total do alunado jogando, alguns que não quiseram participar no campo de jogo participaram como líder de equipe, árbitros, auxiliares entre outros e torcedores, fizemos um questionário onde entrevistamos alunos professores e funcionários sobre várias questões no âmbito escolar e no âmbito da comunidade relacionado as aulas de educação física o esporte que focalizamos na metodologia entre outras perguntas que julgamos pertinentes.

1.2 Impressões do estagio
Houve uma receptividade muito boa por parte de alunos e professores onde a participação foi preponderante para o sucesso da apresentação das aulas e desenvolvimento do torneio demonstrativo do esporte em foco o futebol de travinha que como brincadeira não era novidade mais como esporte com apresentação de histórico as entidades que regem o esporte no Brasil (CBFT) e no Estado da Bahia a (FBFT)  juntamente com regras foi realmente novidade para a grande maioria que ainda não havia ouvido falar sobre o assunto brincadeira jogo golzinho, sendo este já uma modalidade esportiva com o termo “futebol de travinha”.
A estrutura da escola para pratica do futebol de travinha entre outras atividades é excelente.
A criatividade deve estar sempre presente nos planejamentos de aulas.

2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O Parâmetro Curricular Nacional da Educação Física (PCN 2000) do ensino médio define as competências e habilidades a serem desenvolvidas na educação física, entre estas competências destacamos as seguintes: Parâmetros Curricular Nacional (2000, páginas 42, 45 e 65) “espera-se no decorrer do ensino médio, em educação física, as seguintes competências sejam desenvolvidas pelos alunos”, “interessar-se pelo surgimento das múltiplas, variações de atividades físicas...”,”a educação física articulada pelos jogos construídos no social com esquemas corporais próprios...amplia o conhecimento do corpo ....das regras sociais”. Nesta conjuntura o que surgir de novo ou dentro de um modelo antigo construído na cultura social seja um jogo, brincadeira oficializado esporte que desenvolva a cultura do movimento corporal, com dimensão social relevantes e motivadoras este servira de competência a ser aplicada na metodologia do ensino da educação física escolar no ensino médio tendo em vista as suas regras sociais e culturais definidas na modalidade esportiva. (BRASIL, 1998) Define a metodologia do esporte aplicada como ensino na educação física escolar, considerando suas implicações sociais e culturais. Barbanti (2012, p. 57) define esporte como: “uma atividade competitiva institucionalizada que envolve esforço físico vigoroso ou o uso de habilidades motoras relativamente complexas, por indivíduos, cuja participação é motivada por uma combinação de fatores intrínsecos e extrínsecos”. Já os Parâmetros Curriculares Nacionais (2000, p. 43), consideram o esporte como: “práticas em que são adotadas regras de caráter oficiais, organizadas em federações regionais, nacionais e internacionais, que regulamentam a atuação amadora e profissional”, (TOLKMIT, [199-?], p.43) já citava o desenvolvimento metodológico do futebol de travinha na educação física escolar quando um jogo uma brincadeira da seguinte forma:

Desenvolvimento: As equipes devem jogar o futebol sem goleiro, esclarecendo que não poderá ficar um jogador parado na frente da travinha, podendo ser punido. Também não será validado o gol que for realizado de dentro da área. No jogo deverá ser priorizado o número de passes realizados entre os jogadores da mesma equipe, onde o professor determinará o número mínimo para dar validado o gol.

Dado a importância e relevância mesmo sem estudos e pesquisas sobre a antiga brincadeira hoje como modalidade esportiva veremos nos documentos regulamentados e com este estudo abrimos assim uma excelente discussão ao assunto modalidade esportiva Futebol de Travinha, a qual  se encontra relatos em artigos na internet a respeito de competições não oficiais de um jogo oficioso não regulamentado que utiliza o termo conhecido por nós baianos “Golzinho” após muitas buscas em sites confiáveis de artigos livros etc.. não encontrei nada que desse uma melhor definição antes da criação do esporte em fevereiro de 2015 pela FPFT (Federação Paraibana de Futebol de Travinha), este artigo encontrado num site relacionado a wikipedia diz a seguinte definição forma de jogar e possíveis competições que ocorreram não oficiais:
Golzinho 
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Golzinho é um termo brasileiro que descreve uma modalidade oficiosa e recreativa de futebol,[1][2] uma adaptação deste[3] variação do futebol de rua e da "pelada",[4] disputado geralmente nas ruas,[3] mas também em praias, onde não há goleiros e a área dos gols é bem menor que o da baliza do futsal, sendo que quase sempre não há baliza, mas apenas uma marcação feita com chinelos,[5] tijolos,[5] cocos[5] ou outros materiais.[5] Seu nome é originado da oposição ao golzão, outra modalidade.[4]
Não existe ainda uma entidade dedicada exclusivamente ao futebol 3 x 3 (o golzinho) à nível mundial como a FIFA, por exemplo, mas em Portugal já acontece, através da Superliga de Futebol 5[6] e Associação Portuguesa MiniFootball,[7] torneios nacionais desta modalidade de futebol.[8] No Brasil acontece apenas competições isoladas em várias partes do Brasil, organizadas por prefeituras[9] ou meios de comunicação, que afirmam organizar torneios de golzinho, cada qual com regras próprias, sempre de forma recreativa e amadora.
Em 2012, o jornal O Globo organizou o primeiro torneio de golzinho na Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro.[5]

Há uma história uma metodologia é neste contexto que o futebol de travinha conhecido na Bahia como a brincadeira o jogo chamado golzinho tornar-se esporte conforme o livro de regras CBFT 2018-2019 que regulamenta a pratica esportiva no Brasil, diz que foram feitos alguns estudos e feito o registro através da criação da FPFT Federação Paraibana de Futebol de travinha a pioneira e grande incentivadora na criação de outras federações estaduais a despeito da FBFT Federação Baiana de Futebol de Travinha e devido o sucesso do esporte foi incentivado a criação da CBFT Confederação Brasileira de Futebol de Travinha onde fundamentou a proposta da unificação das regras desta modalidade no Brasil, quem nunca jogou golzinho? Muito comum nos pátios das escolas nos pequenos espaços, nas ruas, nos campinhos, nas praias, praças etc...muito divertido e a metodologia das regras atuais tem uma dimensão de “Espirito Disciplinador”. 
             De acordo com o prefacio do livro de regras CBFT 2018-2019

A grande atração desta modalidade de esporte é sem dúvida o Espírito Disciplinador (jogo limpo). A CBFT preocupada em diminuir a violência no futebol, introduziram  nas regras, punições rígidas, inibindo os atletas a cometerem faltas violentas, além de controlar o comportamento das torcidas nas arquibancadas

Tendo em vista esta preocupação da rigidez da disciplina inserida na regras deixa a modalidade mais atrativa dinâmica com lances de magia e talento onde as habilidades individuais onde a ginga os dribles a malandragem do nosso samba entre outras manifestações da cultura do movimento corporal poderão sim sem dúvida alguma serem agregada a pratica e serão respeitadas além da cultura da manifestação de uma torcida ordeira festiva que é e será um show a parte e tudo isto pode ser inserido na metodologia do ensino de forma lúdica e competitiva na educação física escolar.
O estatuto da FBFT Federação Baiana de futebol de travinha fala das prerrogativas da federação na regulamentação implementação de ações e desenvolvimento metodológico  do esporte dentro do estado da Bahia e o contexto escolar está inserido, além da preocupação de desenvolver estudos que criem mecanismos de inclusão de pessoas com necessidades especiais na pratica da modalidade de futebol de travinha adaptado, demonstrando a grande dimensão metodológica, social e cultural do esporte na educação física escolar, pois o golzinho faz a parte da história do baiano do brasileiro.
 Segundo o constante no PPP do  Colégio a interação e integração dos alunos as práticas esportivas consiste numa evolução e necessidade básica para o aprendizado, socialização destes alunos no contexto de uma sociedade melhor, então os métodos aplicados nas aulas de educação física tendo como ensino a pratica esportiva dará a este aluno melhores expectativas, oportunidades de dias melhores, tendo em vista o contexto social em que o colégio é inserido demonstrando a preocupação do corpo docente em aulas atrativas, atividades inclusivas que sua dimensão esteja além dos muros da escola refletir nas famílias o ensino-aprendizado, este é um compromisso observado nos registros deste documento importante, demonstrando a dimensão social e cultural em especial das aulas de educação física e o futebol de travinha está inserido por estar na raiz cultural de nossa sociedade pois quem nunca brincou de golzinho?

2-       VIVÊNCIA OBSERVADAS DO ESTÁGIO

  Colégio Estadual Edith Mendes da Gama e Abreu situado no bairro capuchinhos na cidade de Feira de Santana, Bahia. É uma Escola de médio porte que funciona Ensino Fundamental II e Ensino Médio em tempo integral diurno os alunos entram às 7:30hs e saem às 17:00hs, merenda, almoço e merenda a tarde, pela manhã matérias didáticas a tarde pratica esportiva, oficinas e reforço, Possui uma quadra poliesportiva descoberta com, estacionamento uma pracinha com bancos arborizada, possui 07 salas de aula, 01 sala de coordenação, 01 sala de professores, 01 cozinha, 02 banheiros, três bebedouros, 01 depósito para merenda, 01 sala para direção, 01 secretaria.
Funcionam 07 salas no turno integral (fundamental II) e (ensino médio),com média de turmas de 26 alunos, no total geral de professores 19 sendo 12 efetivos e 7 contratados, professores coordenação 01 coordenador, diretoria uma diretora e uma vice diretora, pessoal de apoio 03 merendeiras, 01 vigilante por dia, 3 apoio na secretaria, tem colegiado que se reúnem uma vez por unidade e em ocasiões extra, a observação e regência ocorreu em duas turmas de 1º e 2º ano do ensino médio respectivamente a professora de educação física responsável Roberta Maria Ribeiro da Silva CREF 012351-G/Ba, as turmas compostas de 21 alunos o 1º ano e 17 Alunos 2º ano  cada entre 15 a 17 anos, conversamos com professores, funcionários, alunos, participamos das rodas de conversas foi uma experiência marcante, já na observação das aulas ministradas pela professora, foram desenvolvidas muita pratica esportiva como baleado, futsal e o futebol de travinha em especial o baleado e o futsal tendo em vista a preparação das equipes da escola que irão participar do JERP(Jogos Estudantis da Rede Pública), foi destes momentos que após aula em conversa com a professora, que para a nossa intervenção nos deixou muito a vontade no tocante ao  planejamento e execução da nossa regência, o qual planejamos as aulas e realizamos as intervenções em aulas teóricas, assim como aulas práticas na quadra, levamos a bola oficial de futebol de travinha a interação da turma foi muito importante, procuramos o máximo aulas atrativas com a participação de todos, e finalizamos com torneio: foi apresentado o seguinte:



PLANO DE AULA

1ª Aula 1:00h
*As influencias e raízes da brincadeira ao esporte e sua dimensão na educação física escolar e    em nossa comunidade.
          *Breve Histórico do Futebol de travinha

2ª Aula 1:00h
*Origem e Fundação da CBFT e da FBFT 
            *Informação das regras


           3ª Aula 1:00h
*Analises das Regras
            *Discussão para organização do torneio 
           
            4ª Aula 1:00h
            *Torneio de futebol de travinha

             5ª Aula 1:00h
             *Finais do torneio de futebol de travinha


3-       CONSIDERAÇÕES FINAIS

A importância desta vivencia no âmbito escolar e a experiência marcante para a vida profissional é necessário o corpo a corpo estar de perto com os desafios da pratica, pois o teórico diferencia em parte o que se vivencia na pratica, o convívio com estruturas escolares muitas vezes físicas e de materiais muito a quem das esperadas e necessárias onde o professor de educação física deve estar preparado para adaptações, improvisações, a criatividades deve ser uma constante na vida do professor de educação física, pois algo de extrema necessidade existente em outras matérias e que não dispõe para a educação física são materiais didáticos planejados e conteúdos programáticos para cada ano letivo, tendo que o professor planejar suas aulas e seus conteúdos pesquisados onde acaba não havendo uma unicidade no ensino da rede pública escolar, tendo o professor que escolher seus conteúdos com muita pesquisa e criatividade para tornar suas aulas mais atrativas, participativas e inclusivas, fiquei muito satisfeito com receptividade dos professores, funcionários e alunos em especial a professora  muito atenciosa que julguei ter sido de grande aprendizado na minha vida acadêmica que será aplicado na minha vida profissional.

               
4-    Entrevistas com professores, funcionários, alunos através do seguinte Questionário

PERGUNTAS(ACADEMICO) E RESPOSTAS (PROFESSORES, FUNCIONARIOS, ALUNOS).

1-       QUAIS AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NA ESCOLA PARA AS ATIVIDADES METODOLOGIA DOS ESPORTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA?
R= TEMOS UM OTIMO ESPAÇO, QUADRA POLIESPORTIVA EM OTIMAS CONDIÇÕES, MAIS AS DIFULDADES ESTÃO NA FALTA E MANUTENÇÃO DOS MATERIAIS EM ESPECIAL BOLAS.

2-       TEM MUITOS PROBLEMAS DE ORDEM DISCIPLINAR NA ESCOLA JÁ QUE OS ALUNOS FICAM EM TEMPO INTEGRAL?
R= DENTRO DA NORMALIDADE POUQUISSIMAS OCORRENCIAS O NUMERO DE ALUNOS E RAZOAVEL SEMPRE EM ATIVIDADES EM SALA E NA QUADRA COM A PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FISICA E TAMBEM OS ESTAGIARIOS QUE FAZEM ATIVIDADES ESPORTIVAS CHAMANDO ATENÇÃO A PARTICIPAÇÃOE DISCIPLINA DOS ALUNOS.

3-       COMO É FEITA A ALIMENTAÇÃO E COMO E DIVIDIDA?
R= TRABALHAMOS EM TRES DE SEGUNDA A SEXTA E FAZEMOS TRES REFEIÇÕES DIARIAS A MERENDA 10:00HS E 15:00HS ONDE É SERVIDO AS SUCOS, MINGAUS, PIPOCA, BOLO, PÃO COM MATEIGA, SOPA ETC... AS 12:00 HS O ALMOÇO ARROZ, FEIJÃO, MACARRÃO SALADAS, CARNE SECA, CARNE DE BOI, FRANGO.

4-       QUE HORAS OS ALUNOS ENTRAM NA ESOLA E HORARIO QUE SAEM?
R= ENTRAM AS 7:30 HS E SAEM AS 17:00HS

5-       O COLÉGIO DESENVOLVE AÇÕES COM A PARTICIPAÇÃO DE COMUNIDADE?
R= SIM, SEMPRE INTERAGIMOS COMA COMUNIDADE TEMOS O COLEGIADO QUE SE REUNE SEMPRE QUE CONVOCADO,  TEMOS PROJETOS COMO SEMANA DAS ARTES, SEMANA DA COSNCIENCIA NEGRA ATIVIDADES ESPORTIVAS ENTRE OUTRAS QUE SEMPRE BUSCAMOS A INTERAÇÃO E INTEGRAÇÃO COM A COMUNIDADE.

6-       VOCE GOSTA DO MODELO DE ESCOLA DE TURNO INTEGRAL?
R= SIM

7-       GOSTA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA E ESPORTES?
R= SIM É UM MOMENTO DE DISCONTRAÇÃO MUITAS ATIVIDADES DIVERTIDAS E QUE APRENDEMOS MUITO SOBRE REGRAS DISCIPLINA COLETIVIDADE.

8-       JÁ JOGOU FUTEBOL DETRAVINHA?
R= O QUE É ISSO MESMO?

9-       JÁ JOGOU GOLZINHO?
R= NÃO BRINCO MAIS OS MENINOS E AS MENINAS BRINCAM TODO DIA AI NA QUADRA ALI NO PATIO NAS AULAS E TAMBEM NOS INTERVALOS.

10-   O FUTEBOL DE TRAVINHA (GOLZINHO) FOI OFICIALIZADO ESPORTE VOCE CONHECE AS REGRAS E AS ENTIDADES QUE REGULAM O ESPORTE NO BRASIL E NO ESTADODA BAHIA?
R= PARTICIPAMOS DE UM TORNEIO EM ANTONIO CARDOSO ONDE EU JOGUEI O Pf HERCULES YURE NOS LEVOU E NOSSO COLÉGIO FOI CAMPEÃO NÃO SEI MUITO DAS REGRAS POIS LEMBRO QUE FOI EXPLICADO ALGUMAS COISAS MUITO BASICA E FOI INFORMADO QUE O TORNEIO ERA DEMONSTRATIVO E NÃO ESTARIA COBRANDO AS REGRAS AO PÉ DA RISCA MAIS FOI MUITO LEGAL MESMO COM POUCAS ALTERAÇÕES DAQUILO QUE BRINCAMOS NA RUA, LEMBRO QUE JÁ EXISTE A FEDERAÇÃO BAIANA DE FUTEBOL DE TRAVINHA E TAMBEM FEZ UM EVENTO AQUI NO BAIRRO E EU PARTICIPEI.

11-   VOCE ACHA IMPORTANTE O DESENVOLVIMENTO E O ENSINO DO FUTEBOL DE TRAVINHA(GOLZINHO) NO AMBITO DA EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR?
R= SIM É IMPORTANTE JÁ QUE ENSINA FUTEBOL. FUTSAL O GOLZINHO E MUITO PRATICADO NAS BRINCADEIRAS DENTRO E FORA DA ESCOLA E NECESSARIO QUE CONHEÇAMOS AS REGRAS A HISTÓRIA QUAIS AS COMPETIÇÕES O QUE FAZER? COMO PARTICIPAR?

12-    QUAL A SUA OPINIÃO O QUE DEVE SER MUDADO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA DO COLÉGIO?
R= ACHO QUE NADA A PROFESSORA SEMPRE TRAZ NOVIDADES E RESPEITA AS OPINIÕES ASSIM COMO NO MOMENTO DAS PRATICAS SEMPRE COM MUITAS OPÇÕES DE ATIVIDADES QUE ATENDE AS PERSPECTIVAS E O GOSTO ESPORTIVO E AS BRINCADEIRAS INFELIZMENTE O QUE FALTA É BOLAS DE BALEADO, FUTSAL, BASQUETE, VOLEIBOL, PORQUE AS QUE TEM TUDO FURADAS E VELHAS.


 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS


*http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf   acessado 15/09/2018  3:41 hs

*(PPP) Colégio Estadual Edith Mendes da Gama e Abreu.

*LIVRO DE REGRAS CBFT (CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DEFUTEBOL DETRAVINHA) 2018-2019
*ESTATUTO FBFT (FEDERAÇÃO BAIANA DE FUTEBOL DETRAVINHA)
*(TOLKMIT, [199-?], p.43)
*Barbanti (2012, p. 57)
*(BRASIL, 1998)

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