METODOLOGIA DE ENSINO DO FUTEBOL DE TRAVINHA(GOLZINHO) DA BRINCADEIRA
À MODALIDADE ESPORTIVA E SUA DIMENSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E COMUNIDADE
BAIANA.
Autor: Claudio Jose Ribeiro
Prof. Orientador: Cristiane Oliveira Rios
Centro Universitário
Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso (LEF 0110) –
Estágio III
25/10/2018
RESUMO
Este trabalho aborda a
vivência do acadêmico Claudio Jose Ribeiro aluno da Uniasselvi do curso de
Educação Física- Licenciatura no estágio curricular III. Veremos a intervenção
nas aulas, os métodos utilizados e a caracterização do local de trabalho entre
outros aspectos.
Palavras-chave: Metodologia, Futebol de
Travinha, Dimensão.
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho se
caracteriza como um relato de experiência a partir de um estágio curricular
baseado em Prática Profissional, intitulado de “Estágio Curricular III
do curso de licenciatura em Educação Física da Uniasselvi, promovendo maior
assimilação e vivencia ao graduando quanto ao seu campo de atuação, a
escola.
Neste contexto, este
estudo tem como objetivo avaliar por meio da observação e regência o olhar do
professor do Nível Médio, acerca da realidade educacional no qual ele está
inserido, levando em consideração seus conhecimentos sobre a Metodologia de Ensino do Futebol de Travinha (Golzinho)
da Brincadeira à Modalidade Esportiva e sua Dimensão Na Educação Física Escolar
assim com o processo de ensino/aprendizagem na escola e sua contribuição
reflexos na comunidade e da comunidade para a escola.
Observar e expor as relações entre o papel do Ensino do futebol de
travinha e sua pratica na Educação Física Escolar e sua Dimensão Social e
Cultural na escola e comunidade, analisar
e expor histórico da brincadeira e jogo oficializado esporte para
garantir o desenvolvimento do conhecimento das regras e organismo oficiais a
nível nacional e no estado da Bahia, assim como competências e habilidades
básicas comuns aos educandos no aprendizado e pratica da modalidade.
O esporte consegue
contagiar mudar vivencias e formar cidadãos, o esporte alcança dimensões
inimagináveis, envolve cultura o lazer move as questões sociais e o futebol de
travinha não fica alheio a esta dimensão ao observar o PPP (Plano Pòlitico Pedagogico)
do Colégio Estadual Edith Mendes da Gama e Abreu observamos as problemáticas
enfrentadas pelo colégio por conta de estar situada à Rua Conego Cupertino de
Lacerda Bairro Capuchinhos Feira de Santana Ba, localizado em uma comunidade
com suas carências, uma comunidade escolar media com turno diurno integral com
grandes desafios a serem transpostos tanto de ordem estrutural, social,
cultural e educacional onde é necessário ações, planejamentos de aulas ousadas
com envolvimento social, cultural e de lazer e sempre que possível a
participação incondicional da comunidade local a qual a escola está inserida,
há uma preocupação do corpo docente no empenho e planejamento para promoção de
aulas dinâmicas e atrativas, com projetos inclusivos, assim como organização e
participação de eventos diversos e
eventos propostos por demais organismos, visualizamos o esporte, o social, a
cultura o lazer sempre com propostas inclusivas, a educação física aliada ao
esporte sempre presentes e com suas metodologias bem definidas, o colégio
participa e organiza ações culturais sociais e esportivas, a pratica de esporte, baleado, futsal, futebol
de travinha, presentes na vivencia escolar inclusive com equipe campeã de
torneio demonstrativo de futebol de travinha promovido pela FBFT(Federação
Baiana de Futebol de Travinha) no municipio de Antonio Cardoso Ba por isso
trabalhamos a área de concentração Metodologia de Ensino do Futebol de Travinha
e Sua Dimensão na Educação Física Escolar, importante frisar a inclusão de PNE
nas atividades mesmo com as dificuldades encontradas na estrutura física escolar
mais os alunos com necessidades especiais participam das atividades físicas e
esportivas, fazendo parte da dimensão social que a metodologia do esporte traz
na educação física escolar, alcançando a todos sem distinção alguma.
1.1
Da Fundamentação Teórica
Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais
(PCN’s), a Educação
Física pode sistematizar situações de ensino e aprendizagem que garantam aos
alunos o acesso a conhecimentos práticos e conceituais. Buscando compreender o
ser humano desde suas origens, pois a Educação Física na Escola oportuniza
todos os alunos para que desenvolvam suas potencialidades e conhecimentos de
forma interdisciplinar dos saberes contidos nas aulas de educação física e
neste contexto a metodologia de ensino do futebol de Travinha (golzinho) esteve
presente como jogos e brincadeiras e pode continuar inserido neste contexto como esporte através
do ensino-aprendizado de sua historia, regras entidades reguladoras e
organizadoras da modalidade no Brasil em especial no estado da Bahia.
1.1
Vivencia do estagio
Foram observadas aulas e feitas intervenções em Duas turmas do 1º e
2º ano do ensino Médio com aulas dinâmicas e torneio, a interação com
professores. Funcionários, alunos, o contato conhecimento da estrutura e
condições vividas pelo professor no dia a dia escolar, sua realidade quanto a
pratica, muito importante para formação profissional, ao manter contato com a
professora de educação física tomamos conhecimento do seu conteúdo e
apresentamos o nosso projeto com os planos de aulas as quais nos deixou muito a
vontade, tendo em vista ela estar com desenvolvimento de aulas práticas de
baleado e futsal preparando equipes para participação no JERP e futebol de
travinha(golzinho) como ludicidade sendo esta uma atividade costumeira entre os
alunos em especial no intervalo em momentos vagos, para a professora foi uma
novidade quando mostramos o plano de aula mostrando o futebol de travinha como
esporte com confederação e a federação baiana com regras especificas e que
alguns dos alunos haviam participado de torneio demonstrativo no Munícipio de
Antônio Cardoso sagrando-se campeão do torneio que a professora não havia
participado pois não lecionava na época na escola, observamos suas aulas
praticas sentimos sua dificuldade na questão de materiais embora a estrutura da
quadra espaço físico do colégio sejam muito bom mais há uma precariedade muito
grande nos materiais o qual a criatividade dinamismo desta professora fala mais
alto na metodologia das estratégias de jogo e trabalho das potencialidades
individuais através dos trabalhos básicos de fundamentos das modalidades,
despertando nos alunos um espirito disciplinado, cooperativo, competitivo importante
para o desenvolvimento corporal e intelectual, nas nossas intervenções
cumprimos o plano de aula com base no livro de regras da CBFT e Estatuto da
FBFT, e nas aulas conjuntas as turmas de 1º e 2º ano unidas falamos um breve
histórico ensinamos um básico das regras, discutimos a formula de um torneio e
colocamos em pratica o torneio com quatro equipes duas de cada turma de forma
inclusiva pois as meninas participaram subdivididas quantidades de meninos e
meninas nas equipes com a participação quase que total do alunado jogando,
alguns que não quiseram participar no campo de jogo participaram como líder de
equipe, árbitros, auxiliares entre outros e torcedores, fizemos um questionário
onde entrevistamos alunos professores e funcionários sobre várias questões no
âmbito escolar e no âmbito da comunidade relacionado as aulas de educação física
o esporte que focalizamos na metodologia entre outras perguntas que julgamos
pertinentes.
1.2 Impressões do estagio
Houve uma receptividade muito boa por parte de alunos e
professores onde a participação foi preponderante para o sucesso da
apresentação das aulas e desenvolvimento do torneio demonstrativo do esporte em
foco o futebol de travinha que como brincadeira não era novidade mais como
esporte com apresentação de histórico as entidades que regem o esporte no
Brasil (CBFT) e no Estado da Bahia a (FBFT) juntamente com regras foi realmente novidade
para a grande maioria que ainda não havia ouvido falar sobre o assunto
brincadeira jogo golzinho, sendo este já uma modalidade esportiva com o termo
“futebol de travinha”.
A estrutura da escola para pratica do futebol de travinha entre
outras atividades é excelente.
A criatividade deve estar sempre presente nos planejamentos de
aulas.
2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO
TEÓRICA
O Parâmetro Curricular Nacional da
Educação Física (PCN 2000) do ensino médio define as competências e habilidades
a serem desenvolvidas na educação física, entre estas competências destacamos
as seguintes: Parâmetros Curricular Nacional (2000, páginas 42, 45 e 65)
“espera-se no decorrer do ensino médio, em educação física, as seguintes
competências sejam desenvolvidas pelos alunos”, “interessar-se pelo surgimento
das múltiplas, variações de atividades físicas...”,”a educação física
articulada pelos jogos construídos no social com esquemas corporais
próprios...amplia o conhecimento do corpo ....das regras sociais”. Nesta
conjuntura o que surgir de novo ou dentro de um modelo antigo construído na
cultura social seja um jogo, brincadeira oficializado esporte que desenvolva a cultura
do movimento corporal, com dimensão social relevantes e motivadoras este servira
de competência a ser aplicada na metodologia do ensino da educação física
escolar no ensino médio tendo em vista as suas regras sociais e culturais
definidas na modalidade esportiva. (BRASIL, 1998) Define a metodologia do esporte
aplicada como ensino na educação física escolar, considerando suas implicações
sociais e culturais. Barbanti (2012, p. 57) define esporte como: “uma atividade
competitiva institucionalizada que envolve esforço físico vigoroso ou o uso de
habilidades motoras relativamente complexas, por indivíduos, cuja participação
é motivada por uma combinação de fatores intrínsecos e extrínsecos”. Já os
Parâmetros Curriculares Nacionais (2000, p. 43), consideram o esporte como:
“práticas em que são adotadas regras de caráter oficiais, organizadas em
federações regionais, nacionais e internacionais, que regulamentam a atuação
amadora e profissional”, (TOLKMIT, [199-?], p.43) já citava o desenvolvimento metodológico
do futebol de travinha na educação física escolar quando um jogo uma
brincadeira da seguinte forma:
Desenvolvimento: As equipes devem
jogar o futebol sem goleiro, esclarecendo que não poderá ficar um jogador
parado na frente da travinha, podendo ser punido. Também não será validado o
gol que for realizado de dentro da área. No jogo deverá ser priorizado o número
de passes realizados entre os jogadores da mesma equipe, onde o professor
determinará o número mínimo para dar validado o gol.
Dado a importância e relevância
mesmo sem estudos e pesquisas sobre a antiga brincadeira hoje como modalidade
esportiva veremos nos documentos regulamentados e com este estudo abrimos assim
uma excelente discussão ao assunto modalidade esportiva Futebol de Travinha, a
qual se encontra relatos em artigos na
internet a respeito de competições não oficiais de um jogo oficioso não
regulamentado que utiliza o termo conhecido por nós baianos “Golzinho” após
muitas buscas em sites confiáveis de artigos livros etc.. não encontrei nada
que desse uma melhor definição antes da criação do esporte em fevereiro de 2015
pela FPFT (Federação Paraibana de Futebol de Travinha), este artigo encontrado
num site relacionado a wikipedia diz a seguinte definição forma de jogar e
possíveis competições que ocorreram não oficiais:
Golzinho
Origem:
Wikipédia, a enciclopédia livre.
Golzinho é um termo brasileiro que
descreve uma modalidade oficiosa e recreativa de futebol,[1][2] uma adaptação deste[3] variação do futebol de rua e da "pelada",[4] disputado geralmente nas
ruas,[3] mas também em praias,
onde não há goleiros e a área dos gols é bem menor que o
da baliza do futsal,
sendo que quase sempre não há baliza, mas apenas uma marcação feita com
chinelos,[5] tijolos,[5] cocos[5] ou outros materiais.[5] Seu nome é originado da
oposição ao golzão, outra modalidade.[4]
Não existe ainda uma entidade dedicada
exclusivamente ao futebol 3 x 3 (o golzinho) à nível mundial como a FIFA,
por exemplo, mas em Portugal já acontece, através da Superliga de Futebol 5[6] e Associação Portuguesa
MiniFootball,[7] torneios
nacionais desta modalidade de futebol.[8] No
Brasil acontece apenas competições isoladas em várias partes do Brasil,
organizadas por prefeituras[9] ou
meios de comunicação, que afirmam organizar torneios de golzinho, cada qual com
regras próprias, sempre de forma recreativa e amadora.
Em 2012, o jornal O Globo organizou o primeiro torneio de golzinho
na Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro.[5]
Há uma história uma metodologia é
neste contexto que o futebol de travinha conhecido na Bahia como a brincadeira
o jogo chamado golzinho tornar-se esporte conforme o livro de regras CBFT
2018-2019 que regulamenta a pratica esportiva no Brasil, diz que foram feitos
alguns estudos e feito o registro através da criação da FPFT Federação Paraibana
de Futebol de travinha a pioneira e grande incentivadora na criação de outras
federações estaduais a despeito da FBFT Federação Baiana de Futebol de Travinha
e devido o sucesso do esporte foi incentivado a criação da CBFT Confederação
Brasileira de Futebol de Travinha onde fundamentou a proposta da unificação das
regras desta modalidade no Brasil, quem nunca jogou golzinho? Muito comum nos
pátios das escolas nos pequenos espaços, nas ruas, nos campinhos, nas praias,
praças etc...muito divertido e a metodologia das regras atuais tem uma dimensão
de “Espirito Disciplinador”.
De acordo com o prefacio do livro de regras
CBFT 2018-2019
A grande atração desta modalidade de
esporte é sem dúvida o Espírito Disciplinador (jogo limpo). A CBFT preocupada
em diminuir a violência no futebol, introduziram nas regras, punições rígidas, inibindo os
atletas a cometerem faltas violentas, além de controlar o comportamento das
torcidas nas arquibancadas
Tendo em vista esta preocupação da
rigidez da disciplina inserida na regras deixa a modalidade mais atrativa
dinâmica com lances de magia e talento onde as habilidades individuais onde a
ginga os dribles a malandragem do nosso samba entre outras manifestações da
cultura do movimento corporal poderão sim sem dúvida alguma serem agregada a
pratica e serão respeitadas além da cultura da manifestação de uma torcida ordeira
festiva que é e será um show a parte e tudo isto pode ser inserido na
metodologia do ensino de forma lúdica e competitiva na educação física escolar.
O estatuto da FBFT Federação Baiana
de futebol de travinha fala das prerrogativas da federação na regulamentação
implementação de ações e desenvolvimento metodológico do esporte dentro do estado da Bahia e o
contexto escolar está inserido, além da preocupação de desenvolver estudos que
criem mecanismos de inclusão de pessoas com necessidades especiais na pratica
da modalidade de futebol de travinha adaptado, demonstrando a grande dimensão
metodológica, social e cultural do esporte na educação física escolar, pois o
golzinho faz a parte da história do baiano do brasileiro.
Segundo o constante no PPP do Colégio a interação e integração dos alunos as
práticas esportivas consiste numa evolução e necessidade básica para o
aprendizado, socialização destes alunos no contexto de uma sociedade melhor,
então os métodos aplicados nas aulas de educação física tendo como ensino a
pratica esportiva dará a este aluno melhores expectativas, oportunidades de
dias melhores, tendo em vista o contexto social em que o colégio é inserido
demonstrando a preocupação do corpo docente em aulas atrativas, atividades
inclusivas que sua dimensão esteja além dos muros da escola refletir nas
famílias o ensino-aprendizado, este é um compromisso observado nos registros
deste documento importante, demonstrando a dimensão social e cultural em
especial das aulas de educação física e o futebol de travinha está inserido por
estar na raiz cultural de nossa sociedade pois quem nunca brincou de golzinho?
2-
VIVÊNCIA
OBSERVADAS DO ESTÁGIO
Colégio Estadual Edith
Mendes da Gama e Abreu situado no bairro capuchinhos na cidade de Feira de Santana, Bahia. É uma Escola de médio
porte que funciona Ensino Fundamental II e Ensino Médio em tempo integral
diurno os alunos entram às 7:30hs e saem às 17:00hs, merenda, almoço e merenda
a tarde, pela manhã matérias didáticas a tarde pratica esportiva, oficinas e
reforço, Possui uma quadra poliesportiva descoberta com, estacionamento uma
pracinha com bancos arborizada, possui 07 salas de aula, 01 sala de
coordenação, 01 sala de professores, 01 cozinha, 02 banheiros, três bebedouros,
01 depósito para merenda, 01 sala para direção, 01 secretaria.
Funcionam 07 salas no turno integral (fundamental
II) e (ensino médio),com média de turmas de 26 alunos, no total geral de
professores 19 sendo 12 efetivos e 7 contratados, professores coordenação 01 coordenador,
diretoria uma diretora e uma vice diretora, pessoal de apoio 03 merendeiras, 01
vigilante por dia, 3 apoio na secretaria, tem colegiado que se reúnem uma vez
por unidade e em ocasiões extra, a observação e regência ocorreu em duas turmas
de 1º e 2º ano do ensino médio respectivamente a professora de educação física
responsável Roberta Maria Ribeiro da Silva CREF 012351-G/Ba, as turmas compostas
de 21 alunos o 1º ano e 17 Alunos 2º ano cada entre 15 a 17 anos, conversamos com
professores, funcionários, alunos, participamos das rodas de conversas foi uma
experiência marcante, já na observação das aulas ministradas pela professora,
foram desenvolvidas muita pratica esportiva como baleado, futsal e o futebol de
travinha em especial o baleado e o futsal tendo em vista a preparação das
equipes da escola que irão participar do JERP(Jogos Estudantis da Rede Pública),
foi destes momentos que após aula em conversa com a professora, que para a
nossa intervenção nos deixou muito a vontade no tocante ao planejamento e execução da nossa regência, o
qual planejamos as aulas e realizamos as intervenções em aulas teóricas, assim
como aulas práticas na quadra, levamos a bola oficial de futebol de travinha a
interação da turma foi muito importante, procuramos o máximo aulas atrativas
com a participação de todos, e finalizamos com torneio: foi apresentado o
seguinte:
PLANO DE
AULA
1ª Aula 1:00h
*As influencias e raízes da brincadeira ao
esporte e sua dimensão na educação física escolar e em nossa comunidade.
*Breve Histórico
do Futebol de travinha
2ª Aula 1:00h
*Origem e Fundação da CBFT e da FBFT
*Informação das regras
3ª Aula 1:00h
*Analises das Regras
*Discussão
para organização do torneio
4ª Aula 1:00h
*Torneio
de futebol de travinha
5ª Aula 1:00h
*Finais
do torneio de futebol de travinha
3-
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
A
importância desta vivencia no âmbito escolar e a experiência marcante para a
vida profissional é necessário o corpo a corpo estar de perto com os desafios
da pratica, pois o teórico diferencia em parte o que se vivencia na pratica, o
convívio com estruturas escolares muitas vezes físicas e de materiais muito a quem
das esperadas e necessárias onde o professor de educação física deve estar
preparado para adaptações, improvisações, a criatividades deve ser uma
constante na vida do professor de educação física, pois algo de extrema
necessidade existente em outras matérias e que não dispõe para a educação
física são materiais didáticos planejados e conteúdos programáticos para cada
ano letivo, tendo que o professor planejar suas aulas e seus conteúdos
pesquisados onde acaba não havendo uma unicidade no ensino da rede pública
escolar, tendo o professor que escolher seus conteúdos com muita pesquisa e
criatividade para tornar suas aulas mais atrativas, participativas e
inclusivas, fiquei muito satisfeito com receptividade dos professores,
funcionários e alunos em especial a professora
muito atenciosa que julguei ter sido de grande aprendizado na minha vida
acadêmica que será aplicado na minha vida profissional.
4-
Entrevistas
com professores, funcionários, alunos através do seguinte Questionário
PERGUNTAS(ACADEMICO)
E RESPOSTAS (PROFESSORES, FUNCIONARIOS, ALUNOS).
1- QUAIS
AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NA ESCOLA PARA AS ATIVIDADES METODOLOGIA DOS
ESPORTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA?
R= TEMOS UM OTIMO ESPAÇO, QUADRA POLIESPORTIVA EM
OTIMAS CONDIÇÕES, MAIS AS DIFULDADES ESTÃO NA FALTA E MANUTENÇÃO DOS MATERIAIS
EM ESPECIAL BOLAS.
2- TEM
MUITOS PROBLEMAS DE ORDEM DISCIPLINAR NA ESCOLA JÁ QUE OS ALUNOS FICAM EM TEMPO
INTEGRAL?
R= DENTRO DA NORMALIDADE POUQUISSIMAS OCORRENCIAS
O NUMERO DE ALUNOS E RAZOAVEL SEMPRE EM ATIVIDADES EM SALA E NA QUADRA COM A
PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FISICA E TAMBEM OS ESTAGIARIOS QUE FAZEM ATIVIDADES
ESPORTIVAS CHAMANDO ATENÇÃO A PARTICIPAÇÃOE DISCIPLINA DOS ALUNOS.
3- COMO
É FEITA A ALIMENTAÇÃO E COMO E DIVIDIDA?
R= TRABALHAMOS EM TRES DE SEGUNDA A SEXTA E
FAZEMOS TRES REFEIÇÕES DIARIAS A MERENDA 10:00HS E 15:00HS ONDE É SERVIDO AS
SUCOS, MINGAUS, PIPOCA, BOLO, PÃO COM MATEIGA, SOPA ETC... AS 12:00 HS O ALMOÇO
ARROZ, FEIJÃO, MACARRÃO SALADAS, CARNE SECA, CARNE DE BOI, FRANGO.
4- QUE
HORAS OS ALUNOS ENTRAM NA ESOLA E HORARIO QUE SAEM?
R= ENTRAM AS 7:30 HS E SAEM AS 17:00HS
5- O COLÉGIO
DESENVOLVE AÇÕES COM A PARTICIPAÇÃO DE COMUNIDADE?
R= SIM, SEMPRE INTERAGIMOS COMA COMUNIDADE TEMOS
O COLEGIADO QUE SE REUNE SEMPRE QUE CONVOCADO,
TEMOS PROJETOS COMO SEMANA DAS ARTES, SEMANA DA COSNCIENCIA NEGRA
ATIVIDADES ESPORTIVAS ENTRE OUTRAS QUE SEMPRE BUSCAMOS A INTERAÇÃO E INTEGRAÇÃO
COM A COMUNIDADE.
6- VOCE
GOSTA DO MODELO DE ESCOLA DE TURNO INTEGRAL?
R= SIM
7- GOSTA
DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA E ESPORTES?
R= SIM É UM MOMENTO DE DISCONTRAÇÃO MUITAS
ATIVIDADES DIVERTIDAS E QUE APRENDEMOS MUITO SOBRE REGRAS DISCIPLINA
COLETIVIDADE.
8- JÁ
JOGOU FUTEBOL DETRAVINHA?
R= O QUE É ISSO MESMO?
9- JÁ
JOGOU GOLZINHO?
R= NÃO BRINCO MAIS OS MENINOS E AS MENINAS
BRINCAM TODO DIA AI NA QUADRA ALI NO PATIO NAS AULAS E TAMBEM NOS INTERVALOS.
10- O
FUTEBOL DE TRAVINHA (GOLZINHO) FOI OFICIALIZADO ESPORTE VOCE CONHECE AS REGRAS
E AS ENTIDADES QUE REGULAM O ESPORTE NO BRASIL E NO ESTADODA BAHIA?
R= PARTICIPAMOS DE UM TORNEIO EM ANTONIO CARDOSO
ONDE EU JOGUEI O Pf HERCULES YURE NOS LEVOU E NOSSO COLÉGIO FOI CAMPEÃO NÃO SEI
MUITO DAS REGRAS POIS LEMBRO QUE FOI EXPLICADO ALGUMAS COISAS MUITO BASICA E
FOI INFORMADO QUE O TORNEIO ERA DEMONSTRATIVO E NÃO ESTARIA COBRANDO AS REGRAS AO
PÉ DA RISCA MAIS FOI MUITO LEGAL MESMO COM POUCAS ALTERAÇÕES DAQUILO QUE
BRINCAMOS NA RUA, LEMBRO QUE JÁ EXISTE A FEDERAÇÃO BAIANA DE FUTEBOL DE
TRAVINHA E TAMBEM FEZ UM EVENTO AQUI NO BAIRRO E EU PARTICIPEI.
11- VOCE
ACHA IMPORTANTE O DESENVOLVIMENTO E O ENSINO DO FUTEBOL DE TRAVINHA(GOLZINHO)
NO AMBITO DA EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR?
R= SIM É IMPORTANTE JÁ QUE ENSINA FUTEBOL. FUTSAL
O GOLZINHO E MUITO PRATICADO NAS BRINCADEIRAS DENTRO E FORA DA ESCOLA E
NECESSARIO QUE CONHEÇAMOS AS REGRAS A HISTÓRIA QUAIS AS COMPETIÇÕES O QUE FAZER?
COMO PARTICIPAR?
12- QUAL A SUA OPINIÃO O QUE DEVE SER MUDADO NAS
AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA DO COLÉGIO?
R= ACHO QUE NADA A PROFESSORA SEMPRE TRAZ
NOVIDADES E RESPEITA AS OPINIÕES ASSIM COMO NO MOMENTO DAS PRATICAS SEMPRE COM
MUITAS OPÇÕES DE ATIVIDADES QUE ATENDE AS PERSPECTIVAS E O GOSTO ESPORTIVO E AS
BRINCADEIRAS INFELIZMENTE O QUE FALTA É BOLAS DE BALEADO, FUTSAL, BASQUETE,
VOLEIBOL, PORQUE AS QUE TEM TUDO FURADAS E VELHAS.
REFERÊNCIAS
*http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf acessado 15/09/2018 3:41 hs
*(PPP) Colégio Estadual Edith Mendes da Gama e Abreu.
*LIVRO
DE REGRAS CBFT (CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DEFUTEBOL DETRAVINHA) 2018-2019
*ESTATUTO
FBFT (FEDERAÇÃO BAIANA DE FUTEBOL DETRAVINHA)
*http://www.efdeportes.com/efd144/dimensoes-sociais-do-esporte-nas-escolas.htm
acessado 29/04/2018
*http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2010/2010_uel_edfis_pdp_maria_beatriz_bernardy.pdf acessado 20/10/2018 5:02hs
*(TOLKMIT, [199-?], p.43)
*Barbanti (2012, p. 57)
*(BRASIL, 1998)
Nenhum comentário:
Postar um comentário