sexta-feira, 16 de abril de 2021

Tema: A felicidade esta em resolver problemas

 

 

Tema: A felicidade está em resolver problemas      

Jo 16:33"Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições(problemas); contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo (os problemas)".

“ O segredo esta em resolver os problemas e não em não ter problemas”. (Mark Manson)

Os problemas são diversos, que se apresentam com pequenos e grandes

Para se resolver algo tem que ser criado o problema

Os problemas são apresentados

A  felicidade

Na tristeza

A saúde

As finanças

Nas relações interpessoais

Outras situações

Homens e mulheres bíblicos que encontraram varios problemas mais elencaremos alguns especifico:

MOISÉS

Fazer um comentario Obs do nascimento a sua missão


Escolhido como libertador do povo de Israel da dominação egípcia, Moisés se entristeceu com o pecado de seu povo. Em outras ocasiões, Moisés se queixou da ingratidão da multidão, que reclamava copiosamente. Em Êxodo 32:32, diante do pecado dos israelitas, Moisés chega pedir a Deus que o risque de Seu livro. Mas, por várias vezes, o Senhor o confortou ao longo de sua árdua jornada.

NOEMI
Por causa da fome, Noemi saiu de Belém e partiu para Moabe juntamente com o marido e dois filhos. Lá, seus filhos – Malom e Quiliom – se casam, mas, tempos depois, os três homens da casa acabam morrendo. Noemi retorna para Belém na companhia de Rute e, ao chegar em sua terra natal, ela adota o nome de Mara “porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso” (Rute 1:20). A amizade de Rute, que se casa com Boaz e dá luz a um filho, trouxeram a alegria de volta à pobre mulher

 

SAUL
Primeiro rei de Israel, Saul era atormentado constantemente por um espírito mau enviado da parte de Deus e só sentia alívio quando Davi tocava sua harpa (I Samuel 16:23). Em I Crônicas 10, diante de uma forte batalha contra os filisteus, o monarca viu seus três filhos serem mortos por seus inimigos. Ferido gravemente por uma flecha, ele teme cair nas mãos dos oponentes e decide tirar a própria vida.

DAVI
fazer lgumas observações da sua escolha a rei, vitoria sobre o gigante etc..

Tido como o homem segundo o coração de Deus, Davi nunca escondeu suas frustrações e mazelas no decorrer de alguns de seus Salmos. No Salmo 38:4, ele lamenta que suas iniquidades são como carga pesada para as suas forças. No texto de II Samuel, o rei de Israel lamentou a morte de seus filhos: um que foi fruto do adultério com Bate-Seba (II Samuel 12:15-23) e Absalão, que foi morto em uma emboscada. Em II Samuel 18:33, ele questiona porque não morreu no lugar do herdeiro.


Conhecido tanto por sua paciência quanto pelas aflições sofridas no texto do Antigo Testamento, Jó sofreu com a grande perda de seus bens, de sua saúde e dos dez filhos de uma só vez. Ele ainda precisou lidar com comentários negativos da esposa e dos amigos. Em várias partes, Jó destrincha sua dor diante do quadro que vive e chega a amaldiçoar o dia do seu nascimento questionando por que não morreu ainda na madre (Jó 3:11).

JEREMIAS
Considerado o “profeta chorão”, Jeremias lutou com grande solidão, sentimentos de derrota e insegurança. Chamado para pregar, ele foi impedido de casar e ter filhos e conviva com a constante rejeição por parte das pessoas. Assim como Jó, ele amaldiçoou o dia em que nasceu e lamentou que saiu da madre para que seus dias “se consumam na vergonha” (Jeremias 20:18).

JONAS
No quarto capítulo do livro do profeta, Jonas pede que Deus tire sua vida, “porque melhor me é morrer do que viver” (Jonas 4:3). Isso se deu após Jonas pregar para os moradores de Nínive e anunciar que Deus traria destruição à cidade. Arrependidos de seus maus caminhos, o povo se rende ao Deus único, mas a atitude irrita o profeta. Ao final do livro, Deus confronta Jonas sobre seu orgulho e egoísmo.

JUDAS ISCARIOTES
Discípulo de Cristo, seu nome sempre será associado à traição. Ao se dar conta de que havia vendido o Filho de Deus por 30 moedas, Judas Iscáriotes devolve o dinheiro para os sacerdotes e, tomada por grande remorso, decide se enforcar.

Podemos lembrar de Jacó, Jose, Sansão  o próprio Jesus e tantos outros apóstolos

Observação exemplo (alguém em estado terminal o problema resolução últimos cuidados , a morte o problema resolução burocracia para sepultamento, pós sepultamento problema saudades bens a dividir resolução encaminhamentos acordos etc...

 

Conclusão

“os problemas não acabam eles apenas são substituídos e/ou atualizados.

nos abre a porta da felicidade a cada  problema que resolvemos

as vezes um problema desencadeia outro no mesmo problema  quando não o resolvemos ai tornando mais difícil a resolução mas nada que também não se resolva

necessitara  sabedoria, atitude e tempo e quando foge ao nosso poder de resolução contemos como milagre do Deus do impossível.  


Adaptado por: Pr Cpl Claudio Ribeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário